top of page

A relação entre o consumo de carne vermelha processada e o desenvolvimento de doenças neuro cerebrais 

  • Foto do escritor: Broto Botica
    Broto Botica
  • 14 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de jul.

Estudos recentes têm mostrado uma ligação preocupante entre o consumo de carne vermelha processada e o aumento do risco de doenças neuro cerebrais, como a demência e o declínio cognitivo.


Publicado em janeiro deste ano, o estudo realizado pelo Brigham and Women's Hospital aponta que reduzir o consumo de carne vermelha pode ser incluído nas diretrizes alimentares para promover a saúde cognitiva.


imagem de uma carne sendo cortada

Um estudo analisou dados de 133.771 profissionais de saúde e descobriu que o consumo frequente de carnes processadas, como bacon, cachorro-quente e salame, pode aumentar o risco de demência em até 13%.


Os pesquisadores apontam que substâncias nocivas presentes nesses alimentos, como nitratos, gorduras saturadas e sódio, podem contribuir para o estresse oxidativo, inflamação e resistência à insulina, fatores que estão associados ao declínio cognitivo. Além disso, o consumo de carnes vermelhas não processadas também foi associado a um risco maior de declínio cognitivo subjetivo.


Esses achados são importantes porque destacam a necessidade de uma alimentação mais saudável e balanceada para proteger a saúde cerebral. De acordo com o artigo, mais pesquisas são necessárias para avaliar a aplicabilidade desses achados a populações com diferentes origens étnicas.


produtos que é possível encontrar na loja virtual broto botica

Começar pela Segunda Sem Carne pode ser um bom primeiro passo


A Segunda Sem Carne é um movimento global que propõe a redução do consumo de produtos de origem animal, começando com um dia da semana. A iniciativa estimula as pessoas a repensarem seus hábitos alimentares e a descobrirem novas possibilidades à base de vegetais.


Além dos benefícios ambientais e para a saúde cardiovascular, a adesão à Segunda Sem Carne pode ser uma estratégia simples e eficaz para proteger a saúde do cérebro. De acordo com o artigo, por exemplo, a substituição de 1 porção diária de carne vermelha processada por nozes e leguminosas foi associada a uma redução de 19% no risco de demência.

Comentários


Assine a minha newsletter

e receba as novidades

Obrigado por enviar!

Nossos mascotes, um gato e um cachorro, se abraçando

Criado por Rhizoma Comunicação
Broto Botica | Santos

bottom of page