top of page

Alimentação saudável em gibis: Uma abordagem criativa no ensino

  • Foto do escritor: Broto Botica
    Broto Botica
  • 16 de jul.
  • 2 min de leitura

Em uma escola particular do município de São Mateus, uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental participou de um projeto inovador chamado "Alimentação Saudável em Gibis".


O projeto, desenvolvido por meio da metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), teve como objetivo promover um processo de ensino e aprendizagem que contextualiza o conteúdo construído em sala de aula com a realidade vivida pelos estudantes.


imagem escura mostra uma criança folheando um gib

Os alunos foram divididos em grupos e desafiados a pesquisar sobre a temática a partir de questões norteadoras construídas por eles. O resultado foi a produção de uma história em quadrinhos sobre o tema Alimentação Saudável, dividida em seis etapas ao longo de quatro semanas.


Engajamento e motivação dos alunos com a produção dos Gibis

A motivação e o engajamento dos alunos durante a realização das atividades foram fatores imprescindíveis na construção dos conteúdos de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades e competências transversais, como a autonomia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe.


O projeto "Alimentação Saudável em Gibis" não só ajudou os alunos a entenderem melhor a importância de uma alimentação saudável, mas também contribuiu para o ensino de Ciências, utilizando uma abordagem prática e envolvente. A experiência foi relatada em um artigo publicado na revista Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, destacando as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos para o ensino de Ciências.


O projeto "Alimentação Saudável em Gibis" é um exemplo de como a educação pode ser prática e contextualizada, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também hábitos saudáveis entre os estudantes.


A abordagem criativa e interativa utilizada no projeto demonstra que é possível ensinar conceitos complexos de forma acessível e interessante para os alunos.


O que é aprendizagem baseada em projetos (ABP).

É uma metodologia educativa que incentiva os alunos a aprenderem através da realização de projetos práticos. Ao invés de apenas receberem informações de maneira passiva, os estudantes são engajados ativamente em investigações e resoluções de problemas reais, o que facilita a aplicação prática do conhecimento adquirido.


Elementos-chave da ABP:

  1. Questões Norteadoras: Os projetos começam com perguntas ou problemas complexos que são desafiadores e envolventes.

  2. Pesquisa e Investigação: Os alunos conduzem pesquisas, coletam informações e exploram múltiplas fontes de dados.

  3. Colaboração: Trabalham frequentemente em grupos, promovendo habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

  4. Criação e Produção: Desenvolvem produtos finais que podem ser apresentações, relatórios, maquetes, vídeos, etc.

  5. Reflexão: Avaliam continuamente o processo e os resultados, refletindo sobre o que aprenderam e como aprenderam.

  6. Publicação: Compartilham seus produtos e descobertas com uma audiência além da sala de aula.


Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam não só conhecimentos acadêmicos, mas também habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas, autonomia e criatividade.


Comentários


Assine a minha newsletter

e receba as novidades

Obrigado por enviar!

Nossos mascotes, um gato e um cachorro, se abraçando

Criado por Rhizoma Comunicação
Broto Botica | Santos

bottom of page